O treinador da selecção portuguesa de futebol de sub-19, Hélio Sousa, lembrou hoje os factores que levaram à conquista dos Mundiais de 1989 e 1991 e que serão indispensáveis para que a actual equipa alcance o sucesso.

«Temos de acreditar em nós, que podemos superar qualquer adversário. Foi com esse pensamento e espírito de união que conseguimos alcançar aqueles objectivos. Não podemos pensar que somos inferiores a ninguém», disse Hélio Sousa.

No entanto, o antigo campeão de Riade (1989) tem confiança no actual grupo, lembrando as “dificuldades” por que passaram os jogadores nos apuramentos para o Europeu e Mundial.

«Esta selecção leva dois anos de trabalho e todos os objectivos têm sido alcançados com bastante dificuldade. É a primeira vez que estes jogadores vão estar num Mundial, mas já conseguiram atingir uma fase de Elite e um apuramento para fase final do campeonato da Europa», realçou.

Quanto à preparação da equipa, Hélio Sousa disse que tem corrido «dentro do que foi estabelecido» e que o grupo «tem correspondido da melhor maneira», demonstrando «excelente atitude no empenho e na vontade de se superar».

O seleccionador dos sub-19 falou igualmente da chamada de Tiago Ferreira, defesa central do FC Porto, que foi convocado por causa das «limitações naquele sector (defesa)».

«Tem havido algumas limitações neste sector. É um jogador que faz parte do processo de selecção e é mais uma opção valida até tomarmos as decisões finais antes da viagem», referiu.

Sobre a ausência de Roderick Miranda, jogador que fazia parte das escolhas iniciais e que continua em estágio com o Benfica, Hélio Sousa não descartou o seu regresso.

«Todos os jogadores que estão na lista de 30 não estão descartados. Apesar de alguns não terem estado no início desta preparação, não estão descartados. São todos jogadores com qualidade e a qualquer momento têm de estar preparados para fazerem parte do grupo de trabalho», adiantou.

A selecção lusa treinou na manhã de hoje, numa sessão em quem Ricardo Alves não participou, por precaução, pois encontra-se a recuperar de uma mialgia no adutor direito.

O treino das 18:00 foi cancelado, tendo sido substituído por nova sessão, a ter lugar na quarta-feira, às 10:30, dia em que os sub-20 defrontam a Nigéria, no Estádio Nacional, naquele que será o último jogo de preparação em solo luso.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.