A selecção portuguesa sub-20 de futebol fez esta quarta-feira o pleno de empates em jogos de preparação para o Mundial da categoria, que se realiza na Colômbia, ao registar um nulo caseiro frente à Nigéria.

Numa partida em que os africanos tiveram de terminar o jogo com o terceiro guarda-redes, que nem estava inscrito na ficha de jogo – o titular e o suplente saíram lesionados –, Portugal voltou a sentir grandes dificuldades ofensivas e nem mesmo o facto de ter beneficiado da expulsão de um adversário foi suficiente para que alcançasse o triunfo.

Depois dos empates frente ao Egipto (0-0 e 2-2), a equipa lusa somou nova igualdade, no terceiro e último encontro de preparação em solo português, antes da viagem para o Panamá, onde vai continuar a preparar a competição de selecções jovens.

O encontro frente aos campeões africanos começou por mostrar uma equipa das "quinas" sem soluções na troca de bola, procurando quase sempre o jogo directo nas costas da defesa nigeriana.

No entanto, foi num desses lances que Nélson Oliveira se isolou na esquerda da área, mas acabou por demorar muito tempo a definir e deixou-se antecipar por um defesa.

A Nigéria não criava grandes problemas à defensiva nacional e Portugal ia dominando o encontro, sendo que por volta da meia hora de jogo já era possível ver algumas boas combinações e novamente com Nélson Oliveira a falhar, depois de se isolar.

O segundo tempo não reservou grandes alterações em termos de qualidade competitiva e pior ficou quando Duarte Gomes expulsou o nigeriano Félix Odoh, que cometeu uma grande penalidade sobre Rafael Lopes, mas que seria desperdiçada por Sérgio Oliveira.

A partida foi-se desenrolando sem grandes motivos de interesse, situação que deve preocupar o seleccionador Ilídio Vale, quando faltam cerca de duas semanas para o início do Mundial.

No Mundial da Colômbia, que se realiza entre 29 de Julho e 20 de Agosto, Portugal está integrado no Grupo B, juntamente com o Uruguai, a Nova Zelândia e os Camarões.