Júlio Alves afirmou na conferência de imprensa de hoje, realizada na parte da manhã em Cali (18:30 em Portugal Continental), que a equipa portuguesa terá de «pensar jogo a jogo para passar esta fase» e admitiu que Uruguai, Camarões e Nova Zelândia, adversários de Portugal no Grupo B, poderão colocar problemas.

«Penso que se trata de um grupo equilibrado. Não há favoritos. Sabemos que o Uruguai é uma equipa forte, com jogadores de qualidade, tecnicamente evoluídos. Camarões é uma equipa igualmente complicada do continente africano e a própria Nova Zelândia, apesar de não ter tanta história, apresentará uma das mais talentosas seleções de sempre», sustentou o jogador.

O futebolista afirmou que Portugal também «não é favorito» a vencer a competição, como diz a imprensa colombiana, e referiu que a equipa «está muito concentrada, muito unida e com um espírito de vitória», estrando adaptada ao clima e ao fuso horário da Colômbia (menos seis horas do que em Portugal Continental).

«Tivemos um torneio no Panamá que serviu de adaptação ao fuso horário. Já existe na equipa um pouco de ansiedade. Toda a gente quer jogar o primeiro jogo (com o Uruguai), mas a equipa está tranquila para fazer um bom jogo no próximo sábado», disse.

A selecção nacional de sub-20 regressa ao trabalho hoje às 22h30 em Portugal continental (16:30 na Colômbia), com mais uma sessão no relvado do Colégio Colombo Britânico, em Cali, que dista cerca de 25 minutos da unidade hoteleira em que se encontra instalada a comitiva lusa.

Na terça-feira, Portugal regressa ao trabalho para mais uma sessão de trabalho. Dois jogadores portugueses marcarão presença na conferência de imprensa.