Apenas 20 das 22 estruturas associativas podiam eleger um delegado, pelo que foi apresentada uma proposta na reunião, realizada no auditório da FPF, para que Bragança e Horta ficassem de fora.

"Duas associações tinham de ficar de fora da eleição. Vingou a proposta de que fossem as duas associações mais pequenas de entre as 22 e foi feita a definição daquelas que vão eleger um delegado cada uma, num total de 20", explicou à agência Lusa o presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Carlos Ribeiro.

Na reunião, as associações açorianas - Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta - rejeitaram a proposta para nomeação conjunta de um delegado.

Os delegados à nova AG da FPF têm ser comunicados até 15 de setembro e as candidaturas para os órgãos sociais podem ser apresentadas até 27 de outubro.

A eleição de delegados está consagrada no novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFP), aprovado na generalidade pelo plenário de órgãos sociais da FPF a 19 de março deste ano.

O processo de adequação dos estatutos da FPF ao RJFD arrastou-se por quase dois anos e levou à suspensão do estatuto de utilidade pública.