O treinador Hélio Sousa considera que o segredo para ultrapassar o Uruguai, no jogo de estreia de Portugal no Mundial de sub-20 de futebol, passa por um futebol «simples e com posse de bola».

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Hélio Sousa explicou que a capacidade para manter a posse de bola é uma das características positivas da seleção portuguesa e cabe a Portugal ser rápido e agressivo no ataque.

«Podemos tirar proveito de uma ou outra situação de que o Uruguai não se consiga precaver. Um futebol simples, de um/dois toques, com uma boa circulação de bola pode encontrar alguns desequilíbrios na estrutura do Uruguai», disse o treinador.

Hélio Sousa, campeão mundial de sub-20 em 1989, em Riade, disse ainda que a seleção tem mostrado espírito e força coletiva e sublinhou a importância de se pôr a qualidade individual ao serviço da equipa, o que a torna «mais forte».

O adversário da madrugada de domingo, o Uruguai, é visto como uma equipa motivada pelos êxitos alcançados – apuramento para o Mundial e vice-campeonato sul-americano -, além do próprio país atravessar um momento alto com a sua seleção A (campeã na Copa América).

«Tem jogadores com qualidade que são fortes na meia-distância, mas a sua principal força vem do coletivo», explicou o treinador português, realçando que o Uruguai é fisicamente forte e tem princípios de jogo bem definidos.

Na estreia, é esperada casa cheia no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, uma situação que o técnico luso entende ser benéfica.

«Essa é uma pressão boa», considerou, justificando que «é muito motivador jogar num estádio cheio, num palco destes, numa competição destas.»

A seleção portuguesa regressa aos treinos hoje à tarde, num treino de adaptação ao relvado do Pascual Guerrero.