O selecionador nacional de sub-20 em futebol, Ilídio Vale, considera que Portugal terá esta madrugada, na estreia com o Uruguai, um adversário que «é candidato a vencer» o Mundial da categoria.

Portugal defronta a partir das 02:00 de Lisboa a seleção sul-americana, no primeiro jogo do grupo B do Mundial de sub-20, em partida agendada para o Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia.

Ilídio Vale elogiou as caraterísticas da equipa sul-americana – bons jogadores, boa organização e com aspirações ao título -, e defende que Portugal terá que coletivamente ser coeso e confiante para poder ter sucesso.

«Gostaria que os jogadores portugueses tivessem muita confiança neles, na sua organização de jogo e na sua organização coletiva, pois um jogador pode ganhar um jogo, mas uma equipa pode ganhar campeonatos e títulos», disse, em declarações ao sítio da Federação (FPF).

Para o selecionador, a «equipa está preparada e em condições ótimas para iniciar o Mundial da melhor forma» e todos «esperam um início feliz e prometedor», mas é preciso ter uma equipa «solidária e corajosa».

«Estes são os ingredientes fundamentais para o sucesso. Gostaria muito de ver tudo isso na equipa, pois seria sinal que o treinador e jogadores estariam em sintonia naquilo que são os comportamentos que eu penso serem decisivos para o sucesso», acrescentou.

O treinador defendeu ainda que o Mundial da Colômbia será de «grande qualidade e que vai proporcionar ao Mundo uma geração de talentos extraordinária: alguns talentos já confirmados, outros que vão aparecer e dar-se a conhecer».

Portugal terá como adversários na primeira fase, e além do Uruguai, os Camarões e a Nova Zelândia.

Nuno Reis «Temos de ter muito cuidado»

Com o jogo de estreia «à porta», o capitão Nuno Reis também falou à FPF, referindo existir uma «ansiedade positiva» na equipa.

«Estamos todos tranquilos, a treinar bem, a evoluir e esperamos fazer um grande jogo», revelou o defesa central, dizendo que

Portugal vai encontrar um Uruguai defensivamente «chato» e que a equipa nacional tem que ter «paciência».

Nuno Reis explicou que o adversário «defende com muitos homens» e que Portugal tem que ser paciente: «Não ir no jogo deles.

São muito fortes nas transições e temos de ter muito cuidado».