Ilídio Vale, selecionador nacional dos sub-20 de Portugal que hoje empatou 0-0 com o Uruguai em Cali, no primeiro jogo luso no Mundial da Colômbia, considera que a sua equipa poderia ter vencido o encontro.

«Se uma seleção merecia vencer, era a de Portugal», disse no final do jogo. «Tivemos um bom controle de bola e, mesmo com dez em campo, criamos mais ocasiões», explicou.

Mas nem sempre foi fácil gerir o encontro, sobretudo no primeiro tempo, que «foi complicado». Os jogadores «estavam um pouco nervosos e sentiram o risco de perder», reforçou.

«Fizemos um jogo inteligente no segundo tempo. Queremos muito seguir neste Mundial e temos consciência de que podemos ir mais longe», disse Ilídio Vale, que espera que Portugal seja "mais forte" contra os Camarões e refere que o grupo B é «muito equilibrado" e será "discutido palmo a palmo».

Juan Verzeri, técnico do Uruguai, também mantém intactas as esperanças de qualificação. «Precisamos ajustar coisas para as próximas partidas, mas sabemos que podemos passar. O Uruguai está bem e motivado pelos resultados da Copa América, em que a seleção também começou com um empate».

No entanto, hoje sentiu os jogadores «um pouco nervosos», situação que «gerou alguns erros».

«Foi um jogo muito equilibrado no início, com contacto físico e dificuldade em manter a posse de bola. Quando o jogador deles foi expulso tentamos fazer mudanças no ataque, mas não tivemos tempo», disse ainda, a propósito do jogo.