O selecionador português de futebol de sub-20, Ilídio Vale, elegeu hoje Portugal como «a melhor equipa» do grupo B do Campeonato do Mundo da categoria, que venceu após bater a Nova Zelândia, por 1-0.

«No meu ponto de vista, Portugal foi a melhor equipa do grupo, a que mereceu vencer o grupo e uma das que mereceu passar aos oitavos de final», afirmou Ilídio Vale, em declarações reproduzidas pelos sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na Internet.

Para o técnico, a vitória de sexta-feira frente à Nova Zelândia, assegurada com um golo solitário de Mário Rui, provou que esta era uma “poule” equilibrada.

«Tínhamos dito que este ia ser um grupo muito equilibrado, com equipas com características diferentes, mas todas elas complicadas», frisou Ilídio Vale, reiterando o compromisso de «procurar, em todos os jogos, jogar para vencer».

Sem conhecer ainda o adversário nos oitavos de final – será um dos terceiros classificados do grupo A (Coreia do Sul), C (Costa Rica, Austrália ou Equador) ou D (Croácia ou Guatemala) –, o selecionador luso espera um jogo «com um perfil diferente», porque «quem vencer continua e quem perder vai para casa».

«Espero que a equipa portuguesa esteja ao seu melhor nível, pois se isso acontecer estaremos mais próximos de vencer qualquer rival», sublinhou o técnico, que, apesar de satisfeito, salientou que a equipa portuguesa «pode fazer melhor».

Portugal conhecerá hoje o adversário do jogo dos “oitavos”, marcado para terça-feira em Cali, onde disputou os três jogos da fase de grupos, às 17h00 (23h00 hora de Lisboa).

Com duas vitórias, um empate, a seleção portuguesa venceu o grupo B com sete pontos, mais três que Camarões, segundo classificado, e mais quatro que Nova Zelândia e o “eliminado” Uruguai, terceiro e quarto, respetivamente.