A unidade hoteleira onde a seleção de futebol do Luxemburgo está instalada no Algarve comprou e restituiu hoje todos os objetos pessoais e dinheiro que foram roubados no domingo dos quartos de alguns elementos da comitiva luxemburguesa.

«Confirmo que os responsáveis do hotel tiveram um atitude formidável e fizeram questão de comprar e restituir o que nos foi roubado dos quartos», disse à Agência Lusa o presidente da Federação luxemburguesa de futebol, Paul Philipp, para quem o que aconteceu no Algarve «podia ter acontecido em qualquer lugar do Mundo, incluindo no Luxemburgo».

Paul Philipp referiu ter «desdramatizado o que se passou» assim que teve conhecimento dos factos, reiterando que «não foi grave» e elogiando o gesto dos responsáveis do hotel, gesto esse que considerou «invulgar e nobre».

Sobre a natureza dos objetos roubados, o presidente da Federação luxemburguesa confirmou ter sido «um dos lesados» e revelou que, além de objetos pessoais e algum dinheiro, foram também roubados «passaportes e documentos».

A satisfação de Paul Philipp pela atitude dos responsáveis pela unidade hoteleira leva-o a admitir fazer um estágio com a seleção luxemburguesa em dezembro ou janeiro próximo.

«Certamente que é uma possibilidade. Quando vamos a um sítio onde somos bem tratados e nos sentimos bem, voltar é sempre uma forte possibilidade. Porque não?», concluiu o presidente da federação luxemburguesa.

Em declarações à Lusa, fonte do comando de Faro da GNR afirmou que «houve cinco quartos de pessoas da seleção do Luxemburgo que foram arrombados e dos quais foram roubados objetos pessoais, como telemóveis e ‘i-pods’, e algum dinheiro, quando a equipa estava a treinar ao final da tarde de domingo».

O tenente-coronel Oliveira, responsável pelas relações públicas do Comando da GNR de Faro, precisou que dos cinco quartos assaltados no Ria Park Hotel, no Vale do Garrão, em Almancil, concelho de Loulé, quatro pertenciam a jogadores e um a outro elemento da comitiva.

«Assim que tomou conta da ocorrência, a GNR deslocou para o local uma equipa para recolher vestígios e indícios e está analisar tudo para tentar identificar e deter os autores do crime», disse ainda.

A mesma fonte disse que as imagens das câmaras de vídeo-vigilância da unidade hoteleira também estão a ser analisadas para se tentar identificar os criminosos.