A seleção nacional sub-21 de futebol empatou hoje 1-1 com a Eslováquia, no sexto e último jogo de preparação antes da deslocação à Moldova, que marca o início da qualificação para o Euro2013.

O ponta de lança Arnold Simonek colocou os visitantes em vantagem, aos 46 minutos, mas o “capitão” português Rui Fonte estabeleceu a igualdade final, aos 64, naquele que foi o sexto jogo dos sub-21 sob a égide de Rui Jorge, que continua sem conhecer o sabor da derrota.

O forte calor que se abateu sobre o país parecia derreter as ideias dos jogadores lusos, sempre com grandes dificuldades para sair a jogar, mas igualmente com uma completa e total ausência de agressividade na procura da bola.

Por outro lado, os eslovacos não se mostravam muito interessados com a apatia portuguesa e na primeira parte ameaçaram abrir o marcador em duas ocasiões, por intermédio do “irrequieto” Milan Lalkovic, que testou a atenção de Anthony Lopes.

O primeiro remate de Portugal apenas surgiu aos 33 minutos, com Josué a fazer brilhar o guardião visitante, naquele que poderia ter sido o “canto do cisne” da primeira parte, já que até ao intervalo a bola apenas rolou para trás e para os lados.

Ainda os espetadores se estavam a sentar para assistir à segunda parte e já os eslovacos inauguravam o marcador, num excelente remate de Arnold Simonek, de fora da área, a aproveitar um deslize de Pedro Mendes e a bater o desprevenido Anthony Lopes.

Na resposta, o recém-entrado Bebé apareceu na área a rematar para defesa de Matej Rakovan, antes de se lesionar com alguma gravidade no joelho esquerdo, abandonando o relvado em lágrimas e com audíveis gritos de dor.

Mesmo sem melhorar radicalmente perante uns combativos eslovacos, Portugal acabou por alcançar a igualdade por intermédio do “capitão” Rui Fonte, que apenas se limitou a encostar a bola, na sequência de um livre de André Martins.

As muitas substituições efetuadas retiraram ainda mais intensidade ao jogo, que se foi desenrolando sem grandes motivos de interesse até ao apito final de João Capela.

Na fase de qualificação para o Euro2013, Portugal integra o Grupo 6, juntamente com Moldova, Rússia, Polónia e Albânia.