O guarda-redes português Mika, afirmou hoje que Portugal está na Colômbia para conquistar o seu terceiro título no Mundial de futebol de sub-20, na véspera do confronto das meias-finais, com a França.

«Viemos pelo terceiro título mundial de Portugal na categoria e temos todos os meios necessários para consegui-lo», disse o guardião luso, em alusão às vitórias de 1989, em Riade, e de 1991, em Lisboa.

Em cinco jogos, Portugal não consentiu golos aos adversários e Mika tem sido uma das figuras da equipa, tendo sido decisivo no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, nos quartos de final, frente à Argentina (5-4).

«Chegámos até aqui como uma equipa e ainda não demos tudo. De nada serve não sofrer golos se no final não levantar-mos a Taça. Não é minha intenção subestimar os adversários, mas preparem-se para nos enfrentar», disse Mika aos jornalistas, em Medellin, citado pela agência EFE.

O selecionador francês, Francis Semerick, disse conhecer bem a equipa lusa, de vê-la jogar no Europeu do ano passado, no torneio de Toulon e por ter estado a par do seu rendimento na Colômbia, destacando o carácter defensivo de Portugal.

«Os portugueses têm uma linha diretriz: defender. Vai jogar-se ao milímetro, entre o meio campo defensivo deles e a defesa deles. São calculistas, é preciso estar muito atento, porque têm também jogadores ofensivos de qualidade», acrescentou o treinador gaulês.

A França chega às meias-finais depois de ter afastado a Nigéria no quartos de final, vencendo por 3-2 após prolongamento. A equipa ‘tricolor’ tem 10 golos marcados, quatro os quais da autoria de Alexandre Lacazette, que ‘faturou’ sempre na condição de suplente utilizado.

O encontro realiza-se na quarta-feira no estádio Atanasio Giradot, em Medellin, às 17h00 locais (23h00 em Lisboa), e será arbitrado pelo turco Cuneyt Cakir. A outra meia-final opõe o Brasil e o México, a partir das 20h00 (02h00 de quinta-feira em Lisboa).