Fernando Gomes, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), vai insistir quinta-feira, na reunião do Conselho de Presidentes (CP), numa posição formal dos clubes para as eleições na Federação, apurou a Lusa junto de fonte oficial.

O quarto encontro dos presidentes dos clubes e sociedades desportivas de futebol terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a partir das 15:00, e acontece no momento em que ganham força eventuais candidaturas à sucessão de Gilberto Madaíl enquanto presidente da direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Conforme a Lusa apurou junto de fonte oficial da Liga, o seu presidente, Fernando Gomes, pretende que a posição do organismo em relação a eventuais candidatos à FPF seja formalizada após discussão e reflexão no Conselho de Presidentes.

De momento, António Sequeira, antigo secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol, é o único candidato formalmente posicionado nessa corrida eleitoral, mas outros nomes têm surgido na imprensa nacional como elegíveis.

Hermínio Loureiro, anterior presidente da Liga e líder da autarquia de Oliveira de Azeméis, Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, e Filipe Soares Franco, antigo presidente do Sporting, são os que mais têm gerado notícias a esse propósito.

A par do debate sobre as eleições para a direção da FPF, está prevista a definição da metodologia para a eleição dos delegados da Liga à AG da FPF.

Na anterior reunião do Conselho de Presidentes ficou expressa a vontade generalizada dos clubes de que a escolha dos 20 delegados a indicar pela Liga fosse feita de forma concertada.

Segundo a mesma fonte, a distribuição de delegados pelos clubes dos dois campeonatos profissionais está em aberto e deverá ser definida na reunião de quinta-feira.

A Lusa apurou ainda que as fórmulas em debate são: 12 delegados da primeira divisão e oito da segunda ou 14 mais seis.

A lista – ou listas - para candidaturas a delegados têm que entrar nos serviços administrativos da Liga até sexta-feira, sendo posteriormente votada em assembleia geral extraordinária no próximo dia 14.

Segue-se a apresentação na FPF dos 20 delegados indicados pela Liga até dia 15, de acordo com calendário eleitoral FPF.

A LPFP tem, assim, direito a indicar 21 dos 84 delegados na nova composição da AG da FPF, já que o presidente do organismo também é delegado na mesma, por inerência do seu cargo.

Quanto ao projeto de implementação das equipas “B” nas competições profissionais, será feito um ponto da situação da proposta de regulamentação e enquadramento financeiro.

Na reunião de 27 de janeiro, o CP decidiu, por unanimidade, avançar com um estudo nesse sentido, salvaguardando o desenvolvimento de jogadores com idades entre os 19 e 23 anos.

Na mesma reunião deverá ser ainda apresentada o orçamento da Liga para 2011/12.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.