João Moutinho, médio da seleção nacional de futebol, considerou que o caso que envolve o central Ricardo Carvalho «é um assunto para a Federação», sobre o qual não lhe compete opinar.

O defesa do Real Madrid, citado hoje pelo jornal A Bola, afirmou que estava «disponível para regressar à seleção» e o eco das suas declarações soou na conferência de Imprensa de hoje com João Moutinho.

Porém, o erro assumido por Ricardo Carvalho não teve em João Moutinho um interlocutor válido: «É um excelente jogador, mas não tenho que opinar sobre esse assunto».

«O que aconteceu é assunto que me ultrapassa e é a Federação Portuguesa de Futebol que tem que o resolver, se assim entender», sublinhou o internacional português.

Questionado sobre a eventualidade de Ricardo Carvalho pedir desculpa a Paulo Bento, o médio portista respondeu: «Não conheço tão bem o selecionador ao ponto de saber o que ele faria nesse caso. É algo que têm de lhe perguntar».

A Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu suspender Ricardo Carvalho por um ano da seleção nacional, no seguimento do abandono de um estágio em vésperas do jogo com Chipre, de qualificação para o Euro2012.

A FPF entendeu aplicar o artigo 21.º do regulamento das seleções nacionais, que admite o afastamento de um jogador até 24 meses dos trabalhos das seleções, mas atenuou o castigo devido ao historial de Ricardo Carvalho, que conta 75 internacionalizações AA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.