O ex-presidente da Liga de clubes Hermínio Loureiro aceitou o convite para integrar a direção a lista de Fernando Gomes candidata às eleições à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que se realizam em 10 dezembro.

Fonte da candidatura do atual presidente da Liga disse à agência Lusa que Hermínio Loureiro será responsável pelas relações institucionais da FPF, caso este vença as eleições, ficando responsável pelas relações institucionais da FPF.

Atualmente com 45 anos, Hermínio Loureiro foi eleito presidente da Liga em 2006, lugar que ocupou até março de 2010, tendo renunciado ao cargo na sequência da decisão do Conselho de Justiça da FPF de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru.

Loureiro também se demitiu da vice-presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), cargo que ocupava por inerência.

Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis desde outubro de 2009, eleito pelo PSD, Hermínio Loureiro foi secretário de Estado do desporto no Governo de Durão Barroso e foi deputado entre 1995 e 2009.

Enquanto secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro foi responsável pela lei de Bases do Desporto, entre 2002 e 2005, depois de, como deputado, ter coordenado a Comissão Parlamentar de Juventude e Desporto e presidido à Comissão Parlamentar de Acompanhamento do Euro2004.

O antigo presidente da Liga junta-se à selecionadora de futebol feminino, Mónica Jorge, e aos antigos internacionais Pauleta e Humberto Coelho, que também aceitaram o convite de Fernando Gomes para integrarem uma futura direção da FPF.

A candidatura de Fernando Gomes já “ganhou” o apoio de Benfica e Sporting, que publicamente, através dos seus respetivos presidentes, assumiram a preferência pelo atual presidente da Liga.

Além de Fernando Gomes, que em 2006 tinha apoiado Hermínio Loureiro na sua candidatura à presidência da Liga, também António Sequeira, antigo secretário-geral da federação, concorre à presidência da FPF.

O ex-presidente do Sporting Filipe Soares Franco anunciou a intenção de concorrer, mas abandonou a corrida.