A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) ainda não definiu qual a lista de candidatura à presidência da FPF que irá apoiar ao mesmo tempo que procura formar uma lista autónoma e independente de candidatura ao Conselho de Arbitragem.

«Em reunião da APAF realizada em agosto decidimos ouvir todos os candidatos à presidência da FPF e só depois disso definir em conformidade o nosso sentido de voto», disse hoje à agência Lusa o presidente da APAF, Luís Guilherme, que até ao momento só foi contactado pelo candidato António Sequeira, com quem já esteve reunido.

Luís Guilherme sabe também que «há interesse» de outro candidato, Fernando Gomes, «em falar com a APAF», e que este «irá agendar» uma data para se encontrar com os representantes dos árbitros.

Em relação ao mais recente candidato, Carlos Marta, o presidente dos árbitros «presume» a intenção daquele em trocar impressões com a APAF e apresentar o respetivo programa eleitoral.

Neste momento, o que mobiliza Luís Guilherme é a apresentação de uma «lista única» de candidatura ao Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, graças aos novos estatutos, que permitem, ao invés do que sucedia antes, a apresentação de listas autónomas a órgãos federativos sem que estejam agregadas a outras candidaturas.

«Como sabe, podem aparecer duas listas autónomas ao CA, mas estamos a tentar formar uma lista única, de consenso e independente», revelou Luís Guilherme, que pretende fechar este dossier «quanto antes», atendendo a que o prazo para o fazer expira a 27 de outubro e aos «aspetos burocráticos» associados à constituição da lista.

Além das «dificuldades em contactar e garantir a disponibilidade» das 19 pessoas que formarão a lista para o CA, «entre 13 efetivos e seis suplentes», Luís Guilherme chama a atenção para o «processo burocrático» inerente, que exige a apresentação de «um conjunto de documentos» que leva o seu tempo a obter.