A candidatura de Fernando Gomes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) «não está com calculismos, nem à partida a contar espingardas», disse hoje Hermínio Loureiro, criticando que «anda muita gente à espera dos apoios para poder arrancar».

O ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e membro da lista de Fernando Gomes à presidência da FPF falava aos jornalistas no final de uma sessão de apresentação da candidatura, que decorreu na sala de conferências do Palácio D. Manuel, em Évora.

«Independentemente do resultado eleitoral, Fernando Gomes não está aqui com calculismos, nem à partida a contar espingardas e não está à espera do apoio deste ou daquele como, infelizmente, anda muita gente à espera dos apoios para poder arrancar», frisou.

Hermínio Loureiro contrapôs que a lista de Fernando Gomes «é uma candidatura diferente», por estar a «apresentar o seu projeto e a querer debatê-lo com o movimento associativo», o que «não era normal».

«Esta é uma diferença evidente e uma mais-valia porque, infelizmente, muitas vezes dava-se muita atenção às grandes associações e relegava-se para um plano secundário as outras associações», considerou.

O ex-presidente da LPFP considerou que Fernando Gomes lidera uma candidatura «assente num projeto de regeneração e de credibilização de todo o futebol» português.

«Quanto mais forte for o futebol de formação e das divisões secundárias, seguramente, mais forte será o futebol português», acrescentou.

Questionado pela Lusa sobre o anúncio da candidatura de Carlos Marta à presidência da FPF, Hermínio Loureiro escusou-se a fazer qualquer comentário.

Uma fonte da candidatura de Fernando Gomes disse à Lusa que o atual presidente da LPFP já saudou telefonicamente Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela, pela sua entrada na corrida eleitoral à FPF.

Também em declarações aos jornalistas, o presidente da Associação de Futebol de Évora (AFE), Amaro Camões, disse que, por enquanto, não decidiu o apoio a qualquer das candidaturas:

«Temos tempo para tomar decisões.»