O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, manifestou-se hoje “agradado” com o projeto de Fernando Gomes, que se «perfila como um bom candidato» à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«Ficámos agradados com aquilo que nos foi transmitido. Se Fernando Gomes conseguir traduzir aquilo que nos anunciou, perfila-se como um bom candidato», observou Joaquim Evangelista após uma reunião com o atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sede do sindicato, em Lisboa.

O dirigente sindical considerou que a inclusão dos ex-futebolistas internacionais Humberto Coelho, também antigo selecionador português, e Pauleta na lista de Fernando Gomes representa «um sinal claro de que algo está a mudar no futebol português».

«Há ex-jogadores ocupam estruturas no futebol internacional, mas em Portugal isso não sucede. Pauleta e Humberto Coelho traduzem muito daquilo que o sindicato tem exigido para o futebol português», assinalou, remetendo uma posição do SJPF sobre o candidato a apoiar para depois de ouvir todos os projetos.

Joaquim Evangelista alertou para a necessidade de «o centro do poder no futebol passar da liga para a federação», advertindo que o futuro presidente da FPF «tem que ter capacidade afirmativa junto dos agentes do futebol e do poder político» para fazer valer essa pretensão.

Humberto Coelho confia que a candidatura de Fernando Gomes «vai mudar alguma coisa no futebol nacional», apostando «na qualificação e formação», no sentido de dotar o jogador português de competências para «fazer face à forte concorrência que existe hoje».

Pauleta lembrou que se «fala há muitos anos de uma mudança e da entrada de antigos jogadores para a federação, mas isso nunca aconteceu», esperando que «isso aconteça desta vez», razão pela qual disse acreditar e identificar-se com o projeto de Fernando Gomes.

Fernando Gomes, presidente da Liga de clubes, é um dos três candidatos à presidência da FPF, em conjunto com António Sequeira, ex-dirigente federativo, e Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela.