O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, considerou esta sexta-feira «lamentável» e «uma grave contradição» a posição de apoio de Luís Duque a Carlos Marta, candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«É lamentável que Luís Duque na Liga tenha uma posição e que agora, numa candidatura, para pagar alguns favores, tenha tido outra opinião», sintetizou Carlos Pereira, insurgindo-se contra as afirmações do vice-presidente do Sporting e administrador da SAD do clube leonino.

O dirigente do Marítimo sublinhou que Luís Duque caiu numa «contradição» com o Sporting, o que, frisou, «não se compreende, pois no Conselho de Presidentes da Liga houve uma posição clara do clube e agora um subalterno veio dizer o contrário».

Carlos Pereira admitiu que se pudesse interpretar como uma opinião pessoal as declarações de Luís Duque, mas observou que o responsável do Sporting «nunca pode dizer o contrário» do que foi dito pelo seu clube.

As declarações de Luís Duque foram proferidas na apresentação da candidatura de Carlos Marta, hoje, em Lisboa, tendo dito que «a partir de hoje tudo terá que ser reponderado».

Uma fonte próxima do presidente do Sporting e da SAD do clube, Godinho Lopes, encarou hoje o apoio de Luís Duque a Carlos Marta como «uma iniciativa pessoal» que «não vincula» o clube.

«O presidente entendeu a presença de Luís Duque na apresentação de candidatura de Carlos Marta como um apoio pessoal que advém da amizade que os une», disse à agência Lusa fonte próxima de Godinho Lopes, que «mantém a posição institucional de apoio do Sporting a Fernando Gomes».

As eleições na FPF estão marcadas para 10 de dezembro, com Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela, a concorrer com António Sequeira, antigo secretário-geral do organismo, e Fernando Gomes, atual presidente da Liga de clubes.