A 14 de novembro de 2009, o Estádio da Luz recebeu o primeiro confronto entre Portugal e Bósnia em jogos oficiais. Tratava-se do primeiro jogo do play-off de apuramento para o Mundial 2010 e os jogadores portugueses estavam avisados das dificuldades que iriam sentir em Zenica, no jogo da segunda mão, sendo, portanto, imperativo marcar e não sofrer golos.

Mas os Bósnios vieram à Luz desinibidos, defendendo bem e atacando sempre que possível, criando muitas dificuldades à equipa comandada por Carlos Queiroz. Aos 31’ minutos, Bruno Alves colocou Portugal na frente do marcador, mas três bolas nos ferros da baliza de Eduardo, antes do final da partida, colocaram em sentido as tropas de Carlos Queiroz para o jogo da segunda mão.

Passaram-se dois anos e por ironia do destino, depois de uma fase de qualificação em que Portugal perdeu o primeiro lugar para a Dinamarca, a Bósnia volta a ser o adversário a ultrapassar num play-off de apuramento. Depois de um empate em Zenica a 0-0, Portugal recebe a Bósnia na Luz no jogo decisivo para o Euro 2012 na Polónia-Ucrânia.

Dos jogadores portugueses que venceram a Bósnia há dois anos, apenas sete se mantêm atualmente ao serviço da seleção nacional. Da equipa titular que pisou o relvado da Luz a 14 de novembro de 2009, apenas Eduardo, Bruno Alves, Pepe, Raul Meireles, Fábio Coentrão, Hugo Almeida e Nani continuam a jogar na seleção nacional. Paulo Ferreira, Deco, Simão Sabrosa, Tiago e Ricardo Carvalho renunciaram à equipa das quinas, enquanto Liedson e Duda não têm sido opção do novo selecionador nacional, Paulo Bento.

O Estádio Talismã

Inaugurado a 25 de outubro de 2003, o Estádio da Luz sempre foi um recinto talismã para a seleção nacional. O antigo recinto do SL Benfica está intimamente ligado a quatro jogos decisivos para a qualificação de fases finais de grandes competições (Euro 1984, Euro 1996, Euro 2000 e Mundial 2002). O Portugal-Bósnia de amanhã será o décimo jogo da seleção nacional no novo recinto do SL Benfica, naquele que poderá valer a 11.ª participação de Portugal numa fase final de uma competição internacional.

Com capacidade para 65 mil adeptos, o Estádio da Luz é um verdadeiro talismã para a equipa portuguesa, que apenas perdeu um jogo em nove encontros disputados no recinto encarnado. Se contarmos com o antigo Estádio da Luz, Portugal soma 25 triunfos e 10 empates num total de 38 jogos disputados no recinto dos encarnados. Apenas por três vezes Portugal conheceu a derrota na Luz, a última, na final do Euro 2004 com a Grécia.