A seleção portuguesa feminina de futebol comprometeu hoje o apuramento para o Europeu de 2013, ao perder por 1-0 com a Áustria, em encontro do Grupo 7 de apuramento, disputado no Estádio Municipal de Pombal.

Portugal entrou nervoso, sofreu o golo numa de várias falhas defensivas e, embora tenha reagido bem na segunda parte, criando oportunidades suficientes para dar a volta ao resultado, esteve, então, desastrado na finalização e pagou-o com a derrota.

A seleção nacional entrou muito mal em jogo e deixou espaço livre para o contra-ataque das austríacas. O primeiro aviso sério surgiu aos 11 minutos e, aos 13, a Áustria adiantou-se mesmo no marcador.

Numa distração da defesa portuguesa, Laura Feiersinger aproveitou uma recarga para fazer o 1-0, num remate colocado.

A reação da seleção portuguesa foi ténue, através de inofensivos lançamentos longos. No meio-campo, Portugal acumulava passes errados.

Só perto do intervalo, Portugal melhorou, descobrindo a velocidade de Ana Borges para chegar à área da baliza defendida por Anna Kristler.

Assistida por Ana Borges, Melissa Antunes falhou a melhor ocasião de Portugal no primeiro tempo, um minuto antes do descanso, mas esse lance marcou o início de uma fase muito boa da equipa nacional.

Aos 50 minutos, Carolina Mendes teve o empate na cabeça, mas o desvio saiu ao lado. Cinco minutos depois, a médio portuguesa cabeceou bem, mas as pernas das jogadoras austríacas travaram a bola que se encaminhava para a baliza. Na recarga, Sílvia Rebelo atirou por cima.

Transfigurado, Portugal melhorou, mas não conseguiu ser eficaz. A situação mais flagrante aconteceu aos 71 minutos, quando Edite Fernandes falhou o golo a um metro da baliza, permitindo duas defesas à guarda-redes adversária.

A seleção nacional foi quebrando a partir daí e ficou numa posição ainda mais complicada para conseguir o apuramento para o Euro 2013.