O candidato à presidência do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na lista de Carlos Marta, Vítor Carvalho, defende que os processos sejam resolvidos em 30 dias.

«O objetivo do nosso programa, ao definir como central não deixar arrastar os processos mais de 30 dias, é visto nestes contextos e configura exatamente a convicção de que as decisões do foro disciplinar realizam mais eficazmente os seus objetivos se tomadas num limite temporal não distante dos factos que são objeto de julgamento», referiu.

Vítor Carvalho produziu estas afirmações em declarações que vão ser publicadas na segunda-feira no sítio da candidatura de Carlos Marta na Internet, às quais a agência Lusa teve hoje acesso.

No entanto, o jurista e atual vogal do CD da FPF reconhece que «a celeridade das decisões disciplinares não pode nem deve ser vista exclusivamente num enquadramento temporal».

«A rapidez, enquanto objetivo, tem de ser escrutinada e avaliada no âmbito dos planos da tramitação formal e da descoberta da verdade material, alcançados mediante o pleno exercício do contraditório e da garantia do direito de defesa pelos arguidos», explicou.

Vitor Carvalho é candidato à liderança do CD da FPF na lista de Carlos Marta e concorre com Herculano Lima, atual presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que integra a candidatura liderada pelo presidente da Liga, Fernando Gomes.