O antigo futebolista Pauleta, que integra a lista de Fernando Gomes candidata aos órgão sociais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), defendeu mudanças na direção do organismo e alertou que as seleções jovens têm sido «esquecidas» em prol da seleção A.

«Há muita coisa que se tem de mudar. Temos isso no nosso programa e espero que ganhemos. Irá seguramente haver um diretor técnico para todas as seleções jovens. Há miúdos com grande potencial, é preciso trabalhar esse potencial», respondeu o antigo avançado à agência Lusa, em Montreal, quando questionado sobre as propostas para as seleções jovens de Portugal que constam do programa da candidatura.

Reconhecendo que o desempenho das várias seleções nacionais jovens tem sido pobre nas competições internacionais, Pauleta - a quem Fernando Gomes gostaria de atribuir a responsabilidade desta área se vencer as eleições de 10 de dezembro - vincou críticas à orientação que tem sido dada pela federação.

«Parámos um bocadinho no tempo, naquilo que fazemos a nível de seleção A, e esquecemos o mais importante, que é a formação. Queremos recuperar e penso que vamos recuperar, porque todos os dias nascem miúdos com grande qualidade [para o futebol]. Agora o importante é dar-lhes qualidade de trabalho, dar as condições que eles merecem e cada vez mais queremos que haja muitos mais jogadores portugueses a jogar nos nossos clubes», declarou.

Pedro Miguel Carreiro Resendes, ou Pauleta, como é conhecido no futebol, iniciou na quarta-feira uma visita de quatro dias a Montreal, no Canadá, sendo o convidado de honra do 15.º aniversário do jornal comunitário português Lusopresse, que na sua gala de hoje homenageia o açoriano, melhor marcador da seleção nacional, com 47 golos.

Durante esta estada, Pauleta manteve encontros com responsáveis das federações canadiana e quebequense de futebol e esteve presente em eventos comunitários e desportivos.

Pauleta, que havia já estado em Toronto de visita a associações lusas, manifestou-se sensibilizado por todo o carinho recebido dos portugueses e dos canadianos.

Em várias ocasiões, seja escolas ou instalações desportivas como as da Federação de Futebol do Quebeque que visitou, Pauleta esteve em contacto com jovens de quem recebeu o tratamento de celebridade e a quem transmitiu o «estímulo para jogar o futebol».