O presidente da Câmara Municipal de Tondela, pela lista 1, e o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, pela 2, submetem-se à votação secreta dos 84 delegados da Assembleia-Geral (AG) da FPF, 29 por inerência dos cargos e 55 eleitos.

O Presidente, a Direção e a Mesa da AG, órgão para o qual concorrem Fernando Seara, na lista de Marta, e José Luís Arnaut, no elenco de Gomes, serão eleitos por maioria simples, naquele que é o primeiro sufrágio seguindo os novos estatutos federativos, após a adequação ao Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Já os Conselhos de Arbitragem, de Disciplina, de Justiça e Fiscal serão constituídos com recurso à média mais alta do método de Hondt.

Marta, que apoiou a apresentação de uma lista única para a Arbitragem, apoia o elenco apresentado pela associação da classe (APAF), enquanto Gomes aposta na continuidade de Vitor Pereira, patrocinando a transferência do atual presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da LPFP para a FPF.

João Correia Oliveira é o candidato ao Conselho Fiscal na lista de Carlos Marta, que coloca ainda Vitor Manuel Pereira Carvalho no topo do elenco para a Disciplina e José Joaquim Sampaio Nora para a Justiça.

Já Fernando Gomes apresentou Herculano Moreira Lima para a Disciplina, Manuel Santos Serra para a Justiça e Ernesto Ferreira da Silva para o Conselho Fiscal.

A eleição para os novos órgãos federativos vai decorrer entre as 10h00 e as 13h00. Os eleitos serão empossados em AG, no próximo sábado, depois da reunião magna para “apreciação, discussão e votação” do Relatório e Contas de 01 de julho de 2010 a 30 de junho de 2011 e “aprovação, discussão e votação do Orçamento Ordinário para o período de 01 de julho de 2011 a 31 de dezembro de 2012”.