Fernando Gomes trocou a presidência da Liga de clubes de basquetebol pela da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), um caminho que pode conhecer voos mais altos se vencer as eleições para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Presidente da LPFP desde 07 de junho de 2010, pouco tempo após ter deixado de ser administrador da SAD do FC Porto, Fernando Soares Gomes da Silva, de 59 anos e pai de três filhos, tem uma longa carreira dirigente, sobretudo, ligada aos "Dragões", clube pelo qual jogou como base e chegou ao título de campeão português de basquetebol.

Confesso amante da modalidade – foi líder da entretanto extinta Liga de clubes de basquetebol, de 1995 a 1996 –, concluiu a licenciatura na Faculdade de Economia do Porto, em 1976, tendo posteriormente sido convidado para ser assistente na mesma instituição de ensino, onde permaneceu um ano, período em que acumulou funções como técnico de sistemas de informação na NCR.

Em 1982, assumiu o cargo de coordenador dos sistemas de informação do Grupo Amorim e foi igualmente “controller” de empresas externas, passando depois para gestor geral da SIAG, uma empresa de sistemas de informação do grupo Sonae.

Uma década depois, e já quando tinha concluído a sua carreira desportiva, Fernando Gomes tornou-se diretor do FC Porto, com a responsabilidade pelo departamento de basquetebol.

Em 1994, assumiu o cargo de vice-presidente do clube para a área do marketing e, com a profissionalização do emblema "azul e branco" e o advento das SAD, foi aparecendo em diversos cargos ligados à estrutura de futebol do Dragão, assumindo um lugar na administração com o pelouro financeiro.

A par do percurso no clube portuense, o sucessor de Hermínio Loureiro na LPFP, eleição em que contou com 39 votos a favor e duas abstenções, foi um dos elementos dos Comités de Competições da UEFA e FIFA e ainda membro dos Comités de Gestão do Forum Europeu de Clubes e da Associação Europeia de Clubes (ECA).

Defensor de um modelo empresarial para a LPFP, Fernando Gomes tem igualmente responsabilidades na Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Gomes concorre à liderança federativa com Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal de Tondela, e mesmo que não seja eleito, poderá ser “vice”, por inerência ao cargo na LPFP.