Os veteranos presidentes das Associações de Futebol de Santarém, Rui Manhoso, e Braga, Carlos Coutada, revelaram hoje a vontade de levar para a Direção da Federação Portuguesa de Futebol a experiência acumuladas ao longo de décadas.

Rui Manhoso, que há 24 anos preside à Associação de Futebol de Santarém (AFS), pretende transferir para a Direção de FPF, para a qual foi eleito como vogal na lista de Fernando Gomes, os conhecimentos adquiridos e contribuir para a modernização do futebol.

«Pretendo transferir todo o meu conhecimento, tudo o que aprendi, para a federação», afirmou Rui Manhoso à agência Lusa.

O dirigente scalabitano pretende agora apoiar o futebol não profissional.

«É necessário arranjar fontes de financiamento que possam apoiar clubes amadores», disse, acrescentando: «A anterior direção (da FPF) trabalhou muito bem, mas esqueceu-se um pouco do futebol amador».

Rui Manhoso, que vai ser substituído por «um elemento que conhece bem a casa, até às eleições do próximo mês de janeiro», deixa a AFS com «o sentido do dever cumprido».

«É com orgulho que saio», refere Rui Manhoso, considerando como marcos importantes da sua passagem pela AFS a construção de uma nova sede, as medidas tomadas na defesa dos interesses dos clubes, a formação de dirigentes e o incremento do futebol jovem.

Também Carlos Coutada, há 15 anos na presidência da Associação de Futebol de Braga (AFB), quer colocar ao serviço da FPF «a experiência acumulada ao nível do dirigismo associativo».

No órgão máximo do futebol português, Carlos Coutada pretende, segundo disse à agência Lusa, «participar numa reforma que se quer urgente para garantir sucesso da modalidade», na qual se incluiu «a defesa do jogador português».

Carlos Coutada vai ser substituído na AFB pelo vice-presidente Manuel Machado, que deverá manter-se no cargo até às eleições de 2016.

O futuro vogal da direção da FPF considera que a sua saída da associação «corresponde a uma vontade expressa dos clubes da AFB de poderem ter um dirigente na federação», salientando que foi por isso que aceitou o convite de Fernando Gomes.

Além de Manhoso e Coutada, também Elísio Carneiro, vai assumir funções federativas deixando a presidência da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), que ocupava desde 2004, para o vice-presidente Álvaro Fonseca.

Para a FPF, Elísio Carneiro quer levar «o conhecimento adquirido ao longo de três mandatos incompletos, ligados ao futebol distrital, aos clubes não profissionais, ao futebol feminino e ao futsal».

Manhoso, Coutada e Carneiro tomam posse no sábado, juntamente com a Direção presidida por Fernando Gomes, que integra mais seis vogais.