Fernando Gomes aproveitou a presença do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e do secretário de Estado do Desporto, Alexandre Mestre, para pressionar o Governo no sentido de reabrir o processo de discussão do Regulamento Jurídico das Federações Desportivas.

«O Governo que sinta, que entenda, que esta lei é má. A Federação não podia ficar na ilegalidade, bem sabemos, mas estamos certos que os atuais governantes cumprirão a sua palavra e reabrirão o processo de revisão do Regime Jurídico das Federações Desportivas», disse Fernando Gomes no seu discurso de tomada de posse como novo líder da FPF, acrescentando: «Estamos dentro da lei, mas é preciso que se afirme sem medo, que em diversos aspetos, esta lei não defende a competência e o alcançar de resultados».

Recorde-se que o processo de adequação dos estatutos da FPF ao novo enquadramento jurídico se arrastou por cerca de dois anos e chegou mesmo a ditar a suspensão do estatuto de utilidade pública do organismo.

À margem deste assunto, Fernando Gomes abordou ainda vários temas, onde se destacam o lançamento de um programa de incremento e democratização da prática desportiva, o pedido da revisão da lei do policiamento desportivo e a regulamentação do mercado de apostas.