O treinador da seleção portuguesa de sub-20, Ilídio Vale, considerou hoje uma boa notícia a criação de equipas B nos campeonatos nacionais, sublinhando que o futebol português fica a ganhar.

«Há condições para que se faça uma boa utilização das equipas B e que toda a gente saia a ganhar: clubes, jogadores, seleções nacionais e futebol português, fundamentalmente. Toda a gente pode sair a ganhar, porque qualidade não falta», disse o selecionador, no final do treino dos sub-20 no Estádio Municipal de Leiria.

Para Ilídio Vale, as equipas B «são uma boa notícia» e o técnico acredita que «toda a gente vai saber utilizar bem a construção de uma equipa B».

O selecionador defende que, ao mesmo tempo, «é necessário mudar a mentalidade sobre algumas coisas», como «os jogadores que terminam a sua formação».

«A formação em Portugal tem qualidade e há pequenas grandes coisas que têm de se ajustar, particularmente no último ano de formação dos jogadores. Estes jovens precisam de um sinal em como confiam neles, que acreditam neles para o futuro», referiu.

Com poucas oportunidades nas equipas principais, as formações B pode ser uma alternativa que permita outro ritmo aos jovens futebolistas portugueses.

«Neste primeiro impacto podem olhar com alguma desconfiança o que lhes pode acontecer no futuro. Mas um facto é que muitos destes jovens têm pouca competição. E se com pouca competição conseguem ser competitivos, com mais competição serão necessariamente melhores jogadores», referiu.

A seleção nacional de sub-20 defronta quinta-feira os sub-21 da Eslováquia, em partida particular que tem lugar no Estádio Municipal de Leiria, a partir das 16h00.

O jogo insere-se na preparação de Portugal tendo em vista a qualificação para o Europeu de 2013 e Jogos Olímpicos de 2016.