No final do triunfo dos sub-20 nacionais sobre a equipa sub-21 da Eslováquia, no Estádio Municipal de Leiria, por 2-1, Ilídio Vale salientou a resposta dada pelos jovens internacionais portugueses durante o estágio realizado na cidade.

«Temos pouquíssimo tempo de trabalho, mas estes jogos deram-me indicações muito claras que vamos formular uma grande equipa e preparar-nos convenientemente para atacar os grandes objetivos que temos», disse, referindo-se ao apuramento para o Europeu e Jogos Olímpicos.

Depois de terça-feira Portugal ter empatado a um golo, também em Leiria e diante da mesma Eslováquia, hoje a seleção recuperou de um resultado negativo, com dois golos no período de descontos, com Ilídio Vale a dizer que a equipa lusa dominou «do princípio ao fim» e «fez um belíssimo jogo».

«Muitas vezes as equipas têm qualidade, mas falta-lhes atitude competitiva. Já tinha gostado do jogo anterior, mas em alguns momentos tínhamos sido muito passivos. Trabalhámos nestes dois dias para melhorar a nossa agressividade, quer defensiva quer ofensiva», disse.

Em campo, os reflexos desse trabalho viram-se sobretudo na segunda parte e nos instantes finais. Portugal não baixou os braços e conseguiu dois golos que deram a vitória sobre a Eslováquia, aos 92 e 93 minutos.

«O jogo só termina quando o árbitro apita para o fim. É sempre possível dar a volta. Fomos felizes, mas fizemos muito ao longo do jogo para merecer essa felicidade. Fomos a equipa mais forte e que proporcionou um jogo de qualidade», considerou.

Terminado o estágio de uma semana em Leiria, o selecionador promete continuar a «tentar que esta equipa melhore o desempenho da anterior».

«Não sei se vai ser possível, mas procuramos a excelência e vamos continuar a fazê-lo. Esta equipa tem uma margem de progressão muito grande e um enorme potencial», concluiu.