O treinador da seleção portuguesa de futebol de sub-20, Ilídio Vale, fez hoje um «balanço positivo» do estágio da equipa e mostrou-se agradado com o empenho dos jogadores, durante os três dias passados em Rio Maior.

«Fiquei muito agradado com o desempenho revelado pelos jogadores e com a sua capacidade de apreensão sobre comportamentos táticos fundamentais para a nossa ideia de jogo», disse o técnico, em declarações ao sítio na internet da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Ilídio Vale considerou que Portugal dispõe de um «conjunto de jogadores que têm uma enorme capacidade de progressão», acrescentando: «o que nos permite pensar que vai ser possível realizar um grande trabalho».

O técnico enalteceu o empenho dos futebolistas, considerando-o «um requisito fundamental de um jogador de seleção» e destacou a sua disponibilidade para «aprender, evoluir e, fundamentalmente, para desenvolverem um grande trabalho».

Depois de dois estágios e dois jogos com a Eslováquia (empate 1-1 e vitória 2-1), Ilídio Vale disse já ter praticamente definido o grupo para os dois jogos de preparação com a Finlândia, agendados para Março.

«O grupo ainda não é muito extenso e é óbvio que tenho ideias muito concretas sobre a grande maioria, para não dizer da totalidade dos jogadores nacionais deste escalão e também tenho uma ideia muito clara sobre os jogadores que potencialmente poderão jogar os dois jogos que vamos disputar», referiu.

A seleção portuguesa, que em agosto de 2011 se sagrou vice-campeã mundial na Colômbia, volta a estagiar, em local a designar, antes dos dois encontros com a Finlândia, agendados para 13 e 15 de março.