A camisola do novo equipamento alternativo é branca, com a cruz de São Jorge, ilustrada de verde e vermelho (cores da bandeira de Portugal) a cobrir a toda a parte da frente. Esta cruz é dividida ao centro com uma linha diagonal que visa representar a esfera armilar.

No colarinho está representada outra esfera armilar, símbolo nacional durante mais de 500 anos. Os calções e as meias são brancos, com estes últimos a apresentarem uma pequena cruz na parte de trás.

Com um vínculo fortemente ligado à história de Portugal, esta nova coleção intitula a "equipa das quinas" de "novos conquistadores" e apresenta uma grande preocupação ambiental uma vez que é feita a partir de materiais ecológicos.

«É um simbolismo que pretendemos que ajude os atletas de hoje, porque não, a conquistar o Euro. O equipamento é também 23 por cento mais leve do que o anterior», complementou André Mota, diretor de marketing da Nike em Portugal.

Além de ser o equipamento mais leve que alguma vez Portugal vestiu, os calções são fabricados a partir de poliéster totalmente reciclado, enquanto o tecido das camisolas é feito com 96 por cento do mesmo material. Para o fabrico de cada equipamento foram utilizadas 13 garrafas de plástico recicladas: oito para as camisolas e cinco para os calções.

Na apresentação desta coleção estiveram os internacionais Bruno Alves, Raul Meireles, Miguel Veloso e Nelson Oliveira, convocado pela primeira vez pelo selecionador Paulo Bento.