O treinador da seleção portuguesa de futebol sub-17 destaca o espírito de equipa para ultrapassar o Grupo 4 da Ronda de Elite de apuramento para a fase final do Europeu Eslovénia2012, provavelmente no derradeiro jogo, diante da anfitriã, Alemanha.

«Estamos a trabalhar com o objetivo de ser uma das equipas a disputar o lugar que está em aberto para a fase final do Europeu», disse Hélio Sousa à Agência Lusa.

Portugal vai defrontar na Alemanha, entre terça-feira e sábado, a Bulgária, a Turquia e, finalmente, o conjunto germânico na discussão pelo primeiro posto e respetivo acesso ao torneio final, agendado para entre 04 e 16 de maio, na Eslovénia.

«É um grupo forte, que tem se calhar a Alemanha, teoricamente, como uma das grandes referências da formação europeia, mas temos de trabalhar com o objetivo de chegar ao último jogo e, certamente, tudo se poderá decidir aí, com o objetivo de dependermos de nós para o conseguirmos», afirmou.

Sobre os restantes adversários, Hélio Sousa classificou a congénere búlgara como «teoricamente não tão favorita» e um triunfo na estreia como «essencial», já que depois se segue a Turquia, que tem «cada vez mais investido no seu futebol de formação».

«As forças desta equipa têm sido a união. É essa a mensagem que sempre passamos. Só pondo as suas qualidades individuais, que são bastantes, ao serviço da equipa, podemos torná-la bem mais forte e com capacidade de disputar qualquer jogo com qualquer seleção com o objetivo de o vencer», continuou, sublinhando também a «concentração, a cada treino, a cada reunião» por parte dos seus pupilos.