Carla Couto foi nomeada embaixadora do futebol feminino português e vai integrar o FIFPro, por indicação do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, distinções «gratificantes» que enchem de «orgulho» a mais internacional futebolista lusa.
«Fico muito orgulhosa com o convite para ser embaixadora. É muito gratificante uma jogadora portuguesa ser convidada para esse cargo, já que é também a primeira vez que acontece. Dentro das minhas possibilidades, e em conjunto com o Sindicato, vou tentar fazer a promoção e contribuir para o desenvolvimento do futebol feminino português», explicou, em declarações à Agência Lusa.
A jogadora, que na próxima semana faz 38 anos, assinou contrato com as italianas da Lazio em agosto de 2011, por uma época, e mostrou-se surpreendida por ter sido agraciada com as distinções com que são habitualmente atribuídas a atletas já fora do ativo.
«É um agradável reconhecimento do meu valor, de tudo o que fiz no futebol feminino, também eu estou em final de carreira, é o reconhecer do meu trabalho e valor», sublinhou à Lusa.
Com uma carreira de 25 anos, o nome de Carla Couto foi também sugerido pelo Sindicato para integrar o Comité de Futebol Feminino do FIFPro e, embora a jogadora da seleção das quinas ainda não saiba o que irá fazer nesse papel, está disponível para representar o país na organização que representa os jogadores profissionais de todo o mundo.
«Como estou a jogar em Itália ainda não tive oportunidade de saber muito bem o que posso fazer nessa instituição [FIFPro], mas logicamente que vou fazer o que estiver ao meu alcance. Vou estar disponível e a 100 por cento neste convite para ajudar o futebol feminino português», explicou.
Depois da derrota em Portugal sábado passado na receção à República Checa (2-5), a seleção das quinas defronta quinta-feira a sua congénere da Áustria e só uma vitória interessa às pupilas de António Violante para ainda puderem sonhar com uma presença no Europeu, embora dependam, igualmente, dos resultados das adversárias.
«Depois da derrota em Tondela, está mais difícil [a qualificação], mas vamos ver», disse, esperançosa, Carla Couto, que há algum tempo que vem afirmando que esta seria a ultima vez que participaria numa qualificação europeia.
«Este é o meu último apuramento na seleção, mas não quero precipitar a minha saída, ainda estou em condições para jogar», sublinhou.
A equipa das “quinas” joga quinta-feira em Wiener Neustadt, diante da formação austríaca. O último encontro da formação lusa no Grupo 7 de qualificação está agendado para o dia 19 de Setembro na Dinamarca.