A seleção portuguesa de andebol de sub-20 estreia-se quinta-feira no Campeonato da Europa de 2012 frente à Croácia, na cidade turca de Eskisehir, em jogo do Grupo B, que integra ainda a Polónia e a Rússia.

Portugal aposta forte na passagem à fase principal, para o que terá que concluir o Grupo B nas duas primeiras posições, mas terá que enfrentar a forte concorrência dos adversários de leste.

Na sexta-feira, a seleção portuguesa defronta a Polónia, pelas 15:00 locais (13:00 em Lisboa), e no domingo, após um dia de descanso, mede forças com a Rússia, na derradeira jornada da fase de grupos.

Finalizada a primeira fase da prova, os dois primeiros classificados de cada grupo passam à ronda principal, enquanto os terceiro e quarto posicionados vão disputar a intermédia.

O Grupo A é composto pela Espanha, Noruega, Turquia e Republica Checa, o Grupo C pela Dinamarca, Suécia, Islândia e Suíça e o Grupo D pela Alemanha, França, Sérvia e Eslovénia.

A seleção lusa, orientada por Rolando Freitas, já se encontra em estágio na Turquia, tendo vencido domingo a seleção anfitriã num jogo treino, por 33-27 (17-15 ao intervalo).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Miguel Ferreira (Benfica) e Luís Oliveira (Sporting).

1.ª linha: Rui Silva (Sporting), Duarte Carregueiro (FC Porto), Nuno Gonçalves (Sporting), Vasco Santos (FC Porto), Pedro Peneda (AC Fafe), Belmiro Alves (Resende), Miguel Baptista (Resende).

2.ª linha: Pedro Soares (Sporting), Hugo Lima (Benfica), Frederico Malhão (Sporting), Hugo Santos (FC Porto), Sérgio barros (Sporting), Vasco Marques (FC Porto) e João Gomes (Sporting).

Equipa técnica:
Rolando Freitas (treinador), Pedro Vieira (treinador adjunto), Carlos Sales (fisioterapeuta), Ricardo Andorinho (chefe da comitiva) e Eduardo Coelho (médico).