A seleção portuguesa de futebol vai defrontar a sua congénere do Gabão em 14 de novembro, em encontro particular a disputar no Estádio Angondjé, em Libreville, confirmou a Federação portuguesa no seu site oficial.

O encontro já estará inserido na preparação para a fase de qualificação para o Mundial do Brasil de 2014 e, de acordo com o comunicado federativo, surgiu na sequência de um convite da presidência da República do Gabão à Federação lusa.

O Gabão, seleção que se encontra na 45.ª posição do "ranking" FIFA e é orientada atualmente pelo português Paulo Duarte, que anteriormente tinha dirigido o Burkina Faso, foi um dos países anfitriões da edição de 2012 da Taça das Nações Africanas (CAN), juntamente com a Guiné-Equatorial.

A capital, Libreville, e o Estádio de Angondjé (Amizade), com capacidade para 40 mil espetadores, acolheram a final da CAN e já tinham sido palco, em novembro de 2011, de uma partida entre o Gabão e o Brasil, que os “canarinhos” venceram por 2-0.

Além deste encontro, e quando ainda não é conhecido se haverá outros embates particulares no ano de 2012, a seleção portuguesa, atual quinta do "ranking", vai disputar quatro jogos da fase de qualificação ainda este ano.

A 7 de setembro, Portugal estreia-se no grupo F em casa do Luxemburgo, recebendo, quatro dias depois, o Azerbaijão. Um mês depois, a 12 de outubro, a equipa portuguesa desloca-se à Rússia, para, a 16 de outubro, receber a Irlanda do Norte.