As federações brasileira e portuguesa de futebol estão a planear uma partida entre as seleções dos dois países no Brasil, em 2013, afirmou hoje o comissário-geral do ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa.

O comissário, que participou do lançamento do Ano de Portugal no Brasil, no consulado-geral de Portugal em São Paulo, disse que a intenção da partida é unir as paixões deportivas dos dois países.

«Espero que Portugal não se saia mal», brincou Horta e Costa. Não foi ainda marcada qualquer data para o jogo.

Além do futebol, vai realizar-se um torneio de golfe, disputado em São Paulo como nos arredores de Lisboa, de acordo com o comissário.

O Ano de Portugal no Brasil-Brasil em Portugal é uma iniciativa conjunta dos dois países, que vai decorrer entre 07 de setembro de 2012, data que marca o dia da Independência do Brasil, e 10 de junho de 2013, Dia de Portugal.

O lema do programa que será apresentado no Brasil é "Portugal Agora", e será centrado na modernidade e inovação portuguesas na cultura, economia e desenvolvimento empresarial, tecnologia e inovação, ciência e educação, e no desporto.

A programação voltada para as empresas inclui encontros entre exportadores portugueses e importadores brasileiros e esforços para a internacionalização de pequenas e médias empresas.

Na área cultural, destacam-se exposições de Vieira da Silva, Vasco Araújo e Joana de Vasconcelos e uma mostra sobre os quatro arquitetos de língua portuguesa, que conquistaram o prémio Pritzker: os brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha e os portugueses Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira.

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, terá uma exposição sobre as influências da literatura portuguesa na brasileira e a transformação da língua pelos séculos, foi hoje anunciado no consulado-geral de Portugal em São Paulo.