O médio benfiquista André Almeida afirmou hoje que está concentrado apenas na seleção portuguesa de futebol de sub-21, sem querer pensar nas oportunidades que as saídas de Javi Garcia e Witsel lhe poderão oferecer no clube “encarnado”.

Titular na zona defensiva do meio-campo nos jogos da equipa B encarnada neste início de época, André Almeida, que já viu Jorge Jesus dizer que a formação secundária tem jogadores capazes de entrar no plantel principal, diz que este não é o tempo para pensar no clube.

«Estou concentrado na seleção e é apenas nisso que penso. Temos uns dias para nos prepararmos para o jogo que aí vem e é só nisso que estou concentrado. Quando voltar ao Benfica, aí vou pensar no que se passa lá», afirmou.

André Almeida, que completa 22 anos na segunda-feira, 10 de setembro, dia em que a seleção nacional de sub-21 defronta a Polónia, no jogo decisivo da fase de grupos de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013, é um dos 23 jogadores presentes no estágio de preparação para esse encontro, que decorre em Rio Maior.

Apesar de ser uma partida decisiva, o médio português, que já conta com 29 internacionalizações nas seleções jovens nacionais, diz que os jogadores não sentem qualquer tipo de pressão adicional.

«Portugal joga todos os jogos para ganhar e este não vai ser diferente. Claro que estamos confiantes por dependermos apenas de nós para conseguir esta qualificação e vamos trabalhar ao máximo para consegui-la», frisou.

André Almeida destacou ainda o fato de a maior parte dos atletas convocados estarem a jogar nos seus clubes e considera que isso «é muito positivo porque dá outro ritmo e outra dinâmica de jogo» e admite que a seleção possa vir a tirar vantagem disso mesmo.

Bem fisicamente, o médio “encarnado” diz-se preparado para ajudar a equipa e garante que os jogadores estão unidos para o mesmo objetivo.

«Este grupo tem um grande caráter e a prova disso foi que, nos maus momentos, soubemos reagir. Acho que este grupo merece passar esta fase porque temos trabalhado muito para o conseguir. Os maus resultados não nos abalaram. Foi algo que nos motivou, conseguimos as vitórias e agora estamos dependentes apenas de nós», rematou.

No treino desta manhã, o segundo do estágio em Rio Maior, o selecionador Rui Jorge não pode contar com o central sportinguista Pedro Mendes, que fez apenas tratamento devido a um traumatismo no pé direito, nem Ivo Pinto, que chegou mais tarde ao estágio devido a um atraso no avião da Roménia para Portugal e recupera de um traumatismo no joelho direito.

A equipa de sub-21 de Portugal, que lidera o Grupo 6, com 14 pontos, precisa de vencer a Polónia para garantir automaticamente a passagem ao "play-off" de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, que se realiza em 2013, em Israel.

Em caso de empate, Portugal ficará, na pior das hipóteses, no segundo lugar que, ainda assim, poderá garantir a passagem ao "play-off", uma vez que seguem em frente os melhores quatro classificados dos dez grupos.

O encontro com a seleção polaca está marcado para 10 de setembro, em Gdynia, na Polónia, às 17h30 locais (16h30 em Lisboa).