O avançado Hélder Postiga igualou esta terça-feira João Vieira Pinto no sétimo lugar dos melhores marcadores da história da seleção portuguesa de futebol, com 23 golos, ao salvar Portugal da derrota face à Irlanda do Norte (1-1).

No Estádio do Dragão, o jogador do Saragoça marcou aos 79 minutos, no que foi o seu 12.º tento na “era” Paulo Bento, que, ao 26.º encontro como selecionador nacional, somou o sexto empate (mais 15 vitórias e cinco derrotas) e o terceiro em casa.

Postiga, que conta oito golos como jogador do FC Porto, sete pelo Saragoça, cinco pelo Sporting, dois pelo Tottenham e um pelo Panathinaikos, está agora a três tentos do sexto lugar do “ranking” luso, ocupado por Rui Costa (26 golos).

À frente do “maestro”, seguem apenas cinco jogadores, o açoriano Pauleta (47 golos), o “rei” Eusébio (41), Cristiano Ronaldo (37), que hoje cumpriu a 100.ª internacionalização “AA”, Luís Figo (32) e Nuno Gomes (29).

No que respeita ao “reinado” de Paulo Bento, Hélder Postiga soma 12 golos e perde apenas para Ronaldo, que, apesar de ter ficado em branco nos últimos dois jogos (0-1 na Rússia e 1-1 com a Irlanda do Norte, hoje, no Dragão), contabiliza 14.

Em relação à fase de qualificação para o Mundial de 2014, o avançado do Saragoça é o único que soma mais do que um tento, pois já tinha marcado nos dois primeiros jogos, no Luxemburgo (2-1) e na receção ao Azerbaijão (3-0).

Além de Postiga, apenas marcaram Cristiano Ronaldo, no Luxemburgo, e Silvestre Varela e Bruno Alves, ambos face ao conjunto da ex-União Soviética.