O selecionador português de futebol sub-17, Filipe Ramos, fez hoje um balanço «extremamente positivo» da participação da equipa lusa no Torneio Nike, no qual se sagrou campeã, enaltecendo o trabalho dos jogadores.

«Foi uma participação ótima, excelente, porque acabámos por vencer o torneio. Trabalhámos, tivemos paixão e orgulho em representar o país. O balanço é extremamente positivo», disse Filipe Ramos à agência Lusa sobre um dos torneios internacionais mais importantes do escalão.

Portugal venceu domingo, no último jogo do torneio quadrangular disputado em Sarasota, Estados Unidos, a equipa da casa por 4-3.

A equipa das “quinas” entrou no torneio a vencer a Turquia (4-3), empatando depois o segundo jogo com o Brasil (1-1). No terceiro jogo, Portugal, Brasil e Estados Unidos podiam sagrar-se campeões, mas a sorte sorriu aos pupilos de Filipe Ramos.

O selecionador nacional considera que a sua equipa «esteve à altura», conseguindo praticar «bom futebol», enaltecendo os jovens que tiveram um «comportamento exemplar».

«Nós somos uma equipa que trabalha bem. Tem sido um grupo fantástico. Na formação temos trabalhado e temos conseguido alguns resultados», sublinhou.

Filipe Ramos desconhece se esta seleção de sub-17 poderá igualar os feitos dos sub-20 de Ilídio Vale, que se sagraram vice-campeões do mundo no torneio de 2011, disputado na Colômbia.

«Tentamos formar a ganhar se conseguirmos melhor. E é para isso que fazemos tudo por tudo para ganhar todos os torneios que participamos. Estamos aqui para formar bons jogadores que possam chegar à seleção sub-21 e, mais tarde, à seleção A», explicou.

O treinador relembrou que a geração que comanda só tem 16 anos e que «tem de continuar a crescer».

«Daqui a dois anos vão ser outros. Há que continuar a trabalhar com a mesma paixão que tem sido até aqui», assegurou.

Quarta-feira realiza-se o sorteio para fase de qualificação para a Ronda de Elite do Europeu de 2014. Os 52 países vão estar divididos em dois potes, Portugal no pote A.

Na ronda de elite, a disputar na primavera de 2014, apuram-se sete equipas para a fase final, que se disputa em Malta.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.