A lesão de Luís Gustavo, jogador do Barcelona B, é a maior preocupação do selecionar de Portugal de sub-21, Rui Jorge, para o jogo de preparação de quarta-feira frente à Eslovénia, no Estádio Municipal de Rio Maior.

Apesar da utilização do avançado não estar totalmente descartada, as queixas que apresenta no joelho esquerdo deverão impedir que possa alinhar frente aos eslovenos.

«A esperança de poder contar com ele é diminuta», reconhece Rui Jorge.

Com uma derrota (1-0) frente à Ucrânia e uma vitória (3-2) sobre a Escócia, nos dois jogos de preparação já realizados esta época, o treinador pretende uma vitória sobre a Eslovénia, mas assume que, neste tipo de jogos, «o mais importante é criar espírito de grupo e observar alguns jogadores que têm menos oportunidades».

«Quanto mais tempo estivermos juntos, mais fortes iremos ficar», refere Rui Jorge, avançando que no jogo de quarta-feira «não haverá muitos jogadores a fazer os 90 minutos».

Ao contrário de outras épocas, em que muitos jogadores chegavam à seleção de sub-21 com pouca utilização nos clubes, desta feita o cenário é diferente e, fruto da entrada em competição das equipas B, a maior parte dos jogadores surge com muitos minutos e um bom ritmo competitivo, algo que Rui Jorge saúda:

«É claramente um aspeto positivo.»

Confrontado com o fato de as últimas seleções de sub-21 não terem conseguido apurar-se para as fases finais das competições em que participam, o técnico diz que isso não condicionará em nada o futuro.

«Independentemente de conseguirmos ou não passar à fase seguinte, vamos trabalhar sempre da mesma forma», diz Rui Jorge, acrescentando que o fundamental é preparar jogadores para poderem integrar a equipa A.

É por isso que vê como natural a passagem de André Gomes dos sub-20 para a equipa A. "Se o selecionador (Paulo Bento) acha que é um jogador com qualidade é porque o trabalho de formação na seleção e nos clubes está a dar os seus frutos", conclui.

O Portugal-Eslovénia é o terceiro jogo de preparação da seleção portuguesa de sub-21 para a fase de qualificação do Campeonato da Europa da categoria, que se realiza na República Checa, em 2015. Os adversários de Portugal, que ficou colocado no Grupo 8, são Israel, Noruega, Macedónia e Azerbeijão.

Antes do jogo de quarta-feira, agendado para as 17h15, em Rio Maior, Portugal tem um último treino agendado para as 17h30 de hoje.