Portugal perdeu hoje com o México, por 3-0, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo C da Algarve Cup - Mundialito de futebol feminino, e terminou esta fase no quarto e último posto.

Com dois golos na primeira parte, marcados por Nayeli Rangel (17 minutos) e Dinora Garza (42), a equipa mexicana deixou a partida praticamente resolvida antes do intervalo, perante uma seleção portuguesa sem capacidade de resposta, aumentando a vantagem na segunda parte, por Renae Cuellar (60).

A seleção, que venceu o País de Gales (2-0) e perdeu com a Hungria (0-2) nos dois primeiros jogos, concluiu o grupo C no quarto posto, com três pontos, e vai discutir na quarta-feira os 11.º e 12.º lugares, frente ao País de Gales.

O selecionador de Portugal, António Violante, introduziu três alterações em relação ao jogo com a Hungria (0-2), chamando a guarda-redes Neide Simões e as defesas Mónica Mendes e Filipa Rodrigues para os lugares de Patrícia Morais, Ana Valinho e Carole Costa (castigada).

A seleção portuguesa teve a primeira grande ocasião do jogo, quando Ana Leite fugiu pela esquerda e proporcionou uma boa defesa à guarda-redes Cecilia Santiago, mas a reação mexicana não demorou.

Aos 17 minutos, na sequência de um pontapé de canto e de um primeiro remate intercetado por uma colega de equipa, a médio Nayeli Rangel não desperdiçou e, à segunda tentativa, abriu o marcador.

Portugal tentou responder e, apesar de ter tido maior controlo territorial e de posse de bola até ao intervalo, só criou perigo com um remate de Dolores Silva que passou perto do poste da baliza mexicana (24 minutos).

A equipa do México, a jogar em contra-ataque, esteve perto de aumentar a vantagem aos 32 minutos, quando Neide Simões parou um remate de Maribel Dominguez, mas a guardiã portuguesa apenas adiou o golo, que chegaria dez minutos depois.

Mariane Amaro tocou a bola com a mão na área e a árbitro Margaret Domka não perdoou, assinalando grande penalidade: Maribel Dominguez atirou ao poste e, na recarga, Dinora Garza assinou o segundo golo da sua equipa.

O conjunto português iniciou a segunda metade com vontade de dar a volta ao jogo, mas nunca mostrou imaginação para criar oportunidades, enquanto o México, bem mais eficaz, aumentou de novo a vantagem, por intermédio de Renae Cuellar (60).

A melhor oportunidade de um Portugal já pouco motivado surgiu aos 71 minutos, quando Jéssica Silva atirou à barra, enquanto as mexicanas estiveram perto do quarto golo, evitado por Neide Simões perante uma isolada Maribel Dominguez (74).