Portugal garantiu hoje o 11.º lugar no Mundialito de futebol feminino, ao vencer o País de Gales, no desempate através da marca de grandes penalidades, por 3-1, após empate (1-1) no período regular, em jogo disputado em Lagoa.

Um golo de Laura Luís, marcado no período de descontos (90+2 minutos), evitou a derrota da seleção portuguesa e o consequente último lugar no torneio algarvio, tendo Portugal chegado à vitória na "lotaria" dos pontapés da marca da grande penalidade.

Laura Luís, Carole Costa e Cláudia Neto concretizaram os pontapés da marca da grande penalidade, tendo Ana Leite sido a única portuguesa a não conseguir bater a guarda-redes da seleção do País de Gales.

Depois de uma primeira parte equilibrada, as duas equipas chegaram ao intervalo empatadas a zero, tendo Portugal sido surpreendido, aos 76 minutos, com o golo do País de Gales, apontado por Jessica Fishloock, num remate forte e colocado.

Na partida que fechou a participação portuguesa na prova, o selecionador português apresentou várias alterações à equipa que tem sido habitual.

A seleção portuguesa entrou melhor no jogo, mas só aos 27 minutos é que conseguiu a sua grande e única oportunidade de golo da primeira parte, quando Edite Fernandes ganhou espaço na área e cabeceou ao lado da baliza de Nicola Davies.

No segundo tempo, a seleção do País de Gales inverteu a tendência, e assumiu o controlo do jogo, criando várias oportunidades para abrir o marcador, a melhor das quais na sequência de um livre direto apontado por Jessica Fishloock, ao qual a guarda-redes Neide Simões se opôs com dificuldade.

O maior domínio da formação do País de Gales viria a resultar no golo, conseguido aos 76 minutos, através de um remate forte e colocado de Jessica Fishloock.

O golo "despertou" as jogadoras lusas que passaram a jogar com maior velocidade, assumindo o jogo, mas só no período de descontos é que conseguiram chegar ao golo e evitar a derrota e o consequente último lugar no torneio.

O tento foi marcador por Laura Luís, ao surgir isolada, fazendo a bola passar por cima da guarda-redes adversária.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.