A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-19 venceu hoje a Irlanda do Norte por 2-0, em Taveiro (Coimbra), em jogo da segunda jornada da fase de apuramento para o Europeu de 2013.

Os golos da equipa nas "quinas" foram marcados na segunda parte por Vanessa Malho, aos 61 minutos, e Diana Pinto, dois minutos depois.

A primeira parte foi jogada em ritmo lento, com muitos passes errados, com as melhores oportunidades a pertencerem ao onze nacional, que poderia ter aberto ativo à passagem da meia hora, por Vanessa Malho, que isolada permitiu a defesa à guarda-redes adversária.

Um minuto depois, Jessica Silva não conseguiu acertar com a baliza, depois de um canto apontado na direita, com a bola a passar rasteira por toda a pequena área.

Portugal acabou por inaugurar o marcador aos 61 minutos, por Vanessa Malho, que apenas teve de encostar o pé a uma bola cruzada na direita por Tatiana Pinto.

Dois minutos depois, a seleção nacional fixou o resultado final por Diana Pinto, que lançada na esquerda por Micas se isolou e bateu a guarda-redes da Irlanda do Norte.

A Irlanda poderia ter reduzido já no período de descontos, num canto direto de Rachel Newborough, que levou a bola a bater na trave.

A seleção portuguesa volta a jogar na terça-feira com a Islândia, novamente em Taveiro, e se ganhar ainda pode ser um dos melhores segundos da fase de grupos e garantir o apuramento para o Europeu Feminino de Sub-19, que se realiza em Swansea, no País de Gales, de 19 a 31 de agosto.