A RTP anunciou hoje ter assegurado os jogos da seleção portuguesa de futebol das fases de qualificação dos campeonatos da Europa de 2016 e do Mundo de 2018, num total de, pelo menos, vinte jogos oficiais.

O pacote dos jogos da seleção principal de Portugal é conseguido através do acordo hoje firmado entre a União Europeia de Radiodifusão (UER), que congrega as televisões públicas de 30 países europeus, incluindo a RTP, e a UEFA, que garante às estações da UER direitos exclusivos de transmissão dos jogos das respetivas seleções.

Segundo a RTP, o acordo esteve em fase de negociação cerca de um ano e é consequência da decisão da UEFA em centralizar a exploração dos direitos comerciais e televisivos das fases de qualificação dos eventos de seleções nacionais, em moldes semelhantes ao que ocorre com a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

No total, a UER contratou a transmissão de cerca de 300 jogos, em alta definição, que se juntam a outros eventos já acordados entre as duas entidades.

No caso da RTP, já estava assegurada a transmissão, em Portugal, da fase final dos Campeonatos do Mundo de Futebol de 2014 (Brasil), 2018 (Rússia) e 2022 (Catar) e da qualificação para o Mundial 2014, cujo próximo jogo oporá Portugal e Rússia, a 07 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa.