O treinador da seleção portuguesa de sub-19, Hélio Sousa, considerou hoje que o Torneio da Hungria vai ser um bom teste para a fase de qualificação ao Europeu da categoria, que se realiza em Novembro, em Viseu.

O técnico elogiou a qualidade das equipas - sobretudo a Espanha - e considera que estes jogos serão muito importantes para que a equipa continue o seu processo evolutivo.

«Neste estágio, comparando com a última vez que jogámos com a Espanha em sub-18, temos 10 jogadores que estiveram nesse torneio. É sinal que o grupo é mais forte e mais alargado que foi num passado recente, o que nos dá mais garantias para o futuro», explicou o técnico.

Independentemente de querer bons jogos e bons resultados no Torneio da Hungria, Hélio Sousa diz que «o objetivo maior» é vencer na fase de apuramento, e destacou a evolução das equipas sub-19 de Portugal desde que foram criadas as equipas "B", que aproximaram Portugal do nível competitivo de outros países.

«No torneio de sub-18 do ano passado, a maior parte dos jogadores da Espanha que estavam selecionados já pertenciam às equipas "B" e ainda tinham mais um ano de júnior para fazer. É claro que com esse nível competitivo criam vivências mais cedo e mais exigentes que os obrigam a crescer muito mais rapidamente», afirmou o técnico.

A criação da Liga dos Campeões de Sub-19 é igualmente um espaço que Hélio Sousa considera importante para alguns jogadores mostrarem valor e ganharem competitividade e experiência.

A seleção portuguesa de sub-19 parte hoje para a Hungria, onde quinta-feira defrontará a Espanha, às 14h30 (hora local, 15h30 em Lisboa).

No dia 12, sábado, o adversário é a Hungria (18h00 em Lisboa) e na segunda-feira, dia 14, o último jogo é frente à Eslováquia (11h00).

A fase de apuramento para o Europeu realiza-se de 14 a 19 de novembro, com jogos em Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo.