A futebolista portuguesa Sofia Silva disse hoje que a convocatória para a fase final do Europeu de sub-17 foi uma prenda antecipada, mostrando-se pronta para ajudar na fase final da prova, em Inglaterra.

«Faço anos nesta quarta-feira [20 de novembro]. Ter sido convocada para o Campeonato da Europa foi a melhor prenda que podia ter recebido. Fiquei mesmo feliz quando soube que ia festejar o meu aniversário com a camisola das ‘quinas’», disse à jogadora, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), revelando que está «a cumprir um sonho».

A lateral do A-Dos-Francos falhou a qualificação devido a lesão, mas garantiu que se esforçou «muito para recuperar e estar fisicamente bem nesta altura».

«O futebol sempre foi uma paixão e, com a chamada à seleção nacional, passei a acreditar cada vez mais em mim e a perceber que o sonho de ser futebolista profissional não seria impossível», disse Sofia Silva, afiançando que se dedica «a cem por cento para justificar a confiança» dos treinadores.

Fã de Fábio Coentrão, do brasileiro Marcelo e da norte-americana Alex Morgan, Sofia Silva considera que «são precisos muitos anos» para se tornar numa jogadora completa.

Embora ainda não saiba se vai defrontar a Áustria, a 26 de novembro, a futebolista garantiu estar «pronta para ajudar no que for preciso», reconhecendo que ainda tem de corrigir «algumas falhas».

«Sou uma lateral rápida e tenho muita força, por causa da minha estrutura física. Esses são os meus pontos mais fortes. Os fracos, espero combatê-los neste estágio. Estou aqui para aprender e evoluir», concluiu.

As eleitas de Sandra Covas iniciaram no domingo em Rio Maior o estágio de preparação para o Europeu, no qual se estreiam a 26 de novembro, frente à Áustria, seguindo-se encontro com a Itália (29) e a anfitriã Inglaterra (2 de dezembro).