A seleção de futebol sub-17 feminino espera deixar «boa imagem» no Europeu de Inglaterra, que está a ser preparado em Rio Maior, onde estão a ser reforçados os laços de amizade entre as atletas.

«Fizemos um ‘Factor X’ [concurso de música] dentro de um quarto, com júri e plateia. Havia quatro concorrentes para cantar e eu filmei tudo», revela a defesa Margarida Machado.

A jovem minhota, filha do ex-futebolista Jorge Machado (Vitória de Guimarães), garante, no entanto, que «a partir de sábado não haverá brincadeiras e as conversas serão outras».

«Vamos estar todas focadas apenas no Europeu, pois queremos deixar uma boa imagem diante de adversárias que devem ser encaradas com a máxima seriedade», disse, referindo-se à competição que principia a 26 de novembro em Burton-On-Trent.

Margarida Machado assume que «sempre» desejou ter uma “carreira” como a do pai – «é a minha referência, nunca dispenso os conselhos dele» – e recorda que começou «a caminhar e a jogar futebol quase em simultâneo».

As eleitas de Susana Cova iniciaram no domingo em Rio Maior o estágio de preparação para o Europeu, no qual se estreiam a 26 de novembro frente à Áustria, seguindo-se encontro com a Itália (29) e a anfitriã Inglaterra (2 de dezembro).