A criação das seleções portuguesas de futsal de sub-16 e sub-18 vai ser uma realidade em 2014, ano em que se efetuarão os primeiros estágios de preparação com a presença dos atletas que estiverem mais em destaque.

«Temos dois torneios interassociações - sub-16 e sub-18 -, que servem para observação e deteção de talentos. Neste sentido, tomámos a decisão de ter uma concentração das seleções nacionais desses escalões no final das competições, com os 20 melhores atletas de cada idade», explicou o diretor da FPF para o futsal, Pedro Dias, em declarações ao sítio da Federação na internet.

O responsável federativo enfatizou a importância de preparar o futuro da modalidade:

«Todos os passos são importantes. Temos um conjunto de linhas de orientação que estão perfeitamente definidas num documento que foi elaborado e aprovado, o Plano de Desenvolvimento Estratégico para o Futsal, em que estas seleções são uma prioridade para o normal desenvolvimento da modalidade.»

Neste momento, as seleções lusas de futsal de sub-16 e sub-18 não têm competições oficiais, situação que preocupa a FPF e que Pedro Dias quer ver alterada:

«Estamos à espera, da parte dos organismos internacionais, que haja uma resposta positiva no sentido de darmos competição internacional aos jovens, de forma a podermos proporcionar-lhes percursos de excelência, que os preparem cada vez melhor para a integração nas seleções A.»