A seleção portuguesa sub-19 de futebol venceu hoje a República Checa, por 3-0, na segunda jornada do Torneio Internacional do Porto, um resultado que deixa a formação lusa muito perto de conquistar o troféu.
A equipa orientada por Hélio Sousa tem no domingo de manhã o derradeiro jogo, frente à Rússia - que esta tarde perdeu com Geórgia por 4-2 - e só se sofrer sete golos nessa partida verá o triunfo na prova escapar.
Neste desafio com os checos, Portugal voltou a demonstrar superioridade, mas tal como no ensaio da primeira ronda, frente à Geórgia, demorou a entrar no jogo, protagonizando mais de meia hora de futebol inconsequente.
A toada só se inverteu aos 37 minutos, na primeira jogada coerente do desafio, quando Gelson Martins tabelou com Rochinha e surgiu em boa posição frente à baliza para rematar para o 1-0.
O avançado do Sporting galvanizou-se com o tento, e, ainda antes do intervalo, teve uma boa oportunidade para ampliar a vantagem, mas acabou por rematar por cima.
No segundo tempo, a República Checa, que até então se tinha revelado inofensiva, despertou, e ainda criou um par de oportunidades, a que o guardião luso André Moreira, jogador do Ribeirão, que fez na quinta-feira a sua estreia como internacional, se opôs com atenção.
Percebendo o atrevimento do adversário, o selecionador Hélio Sousa chamou ao jogo Romário Baldé, jogador do Benfica, que acabou por ser determinante para o desfecho do jogo.
Com dois minutos em campo, o avançado dos "encarnados" assinou o golo da tarde, com um pontapé acrobático após assistência e Gelson Martins, criando, de seguida, a jogada para o 3-0 final, apontado por Jorge Intima.
No domingo, a equipa portuguesa termina a sua prestação nesta 32.ª edição do Torneio Internacional do Porto, com o jogo frente à Rússia, agendado para as 11:30, no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim.