O defesa-esquerdo Rafa acredita no potencial da seleção sub-19 de futebol, ao ponto de confiar que “pode chegar à final” do Europeu da Hungria e disputar o “Mundial sub-20 de 2015”.

“Não podemos entrar relaxados nos jogos, a pensar que as seleções não são fortes, porque a realidade é totalmente diferente”, avisou, ao sítio da federação.

Portugal disputa o Grupo A com o estreante Israel (19 de julho), Áustria (22) e anfitriã Hungria (25), mas a “ausência de nomes históricos” merece desconfiança, pois o atleta do FC Porto só acredita no êxito caso a seleção lusa “entre com o pé direito”.

Este “canhoto dos pés à cabeça” já pensa nos adversários - “os israelitas mostraram muita qualidade e estão a trabalhar há duas semanas” – pelo que, sustenta, Portugal tem de “entrar muito focado”, igualmente contra Áustria e Hungria, “que preocupa por jogar em casa”.

Rafa revela-se “muito feliz e motivado para trabalhar e continuar a merecer a confiança do 'mister' Hélio Sousa”, pelo que promete “dar tudo para pela equipa e pelos seus objetivos no Europeu”.

O jovem foi decisivo na fase de qualificação, ao marcar o golo que no último minuto valeu o triunfo 3-2 frente ao País de Gales no Grupo 7 da ronda de Elite.

"A minha primeira tarefa é defender, mas, quando o jogo reúne determinadas condições, posso ir ao ataque auxiliar os meus colegas. Sou um lateral ofensivo e revejo-me em Coentrão", disse, acrescentando que vai "pensar nesse golo sempre que estiver em baixo".

O Europeu decorre em Budapeste e nos arredores da capital húngara, em Felcsút.

As quatro seleções semifinalistas e os terceiros classificados de cada um dos dois grupos garantirão o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de sub-20, que decorrerá na Nova Zelândia entre 30 de maio e 21 de junho de 2015.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.