A seleção portuguesa de futebol de sub-17 foi hoje eliminada nos quartos de final da Copa das Nações pelo Paraguai, ao perder por 4-1, depois de ter vencido os três jogos da fase de grupos.

A equipa lusa foi para o intervalo já a perder, devido ao golo de Rodi Davi Ferreira, aos 21 minutos, e tentou na segunda parte dar a volta ao resultado, mas a seleção paraguaia revelou grande eficácia e, no espaço de sete minutos (aos 42 e 49) resolveu a partida, com dois golos do avançado Jonathan Valiente.

Rui Pedro ainda reduziu para 3-1, aos 65 minutos, mas o destino da partida estava traçado e o Paraguai marcou mais um golo, já em período de descontos (70+4), por Júlio Villalba.

Portugal ficou integrado no grupo D, no qual venceu os três jogos, frente à Colômbia (2-0), às Bermudas (2-0) e ao Chile (1-0), o que lhe permitiu somar nove pontos e qualificar-se para os quartos de final da competição, que se disputa no México até ao próximo dia 10, enquanto o Paraguai ficara em segundo no grupo C, com quatro pontos, atrás dos Estados Unidos.

Nos outros jogos dos quartos de final hoje disputados, a seleção dos Estados Unidos eliminou a Colômbia, segundo classificado do grupo de Portugal, na série de grandes penalidades, por 3-0, depois do empate a uma bola no final do tempo regulamentar, enquanto Equador e Brasil garantiram um lugar nas meias-finais, ao vencerem a Coreia do Sul e o México por 3-0 e 4-3, respetivamente.

As meias-finais realizam-se na sexta-feira, em dois jogos que vão opor as seleções do Equador à dos Estados Unidos e a do Brasil à do Paraguai. A partida para os terceiro e quarto lugares e a final estão programadas para domingo, a partir das 16h00 e das 18h30, respetivamente.